segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Referência em 50 anos de dedicação à academia e à política

Conceição Tavares é uma das mais respeitadas intelectuais de sua geração, com vasto conhecimento em múltiplas áreas, principalmente na economia, matemática, história, filosofia e literatura. Uma militante incansável, que defende suas ideias de forma apaixonada e sempre esteve disponível para dar sua generosa contribuição nos debates dos problemas do Brasil e da América Latina. Tornou-se referência em 50 anos de dedicação à academia e à política. Ajudou a criar cursos de economia nas universidades brasileiras e formou gerações de economistas. Viu disputar, neste ano, nas eleições para presidente da República, dois de seus ex-alunos, José Serra e Dilma Rousseff, esta eleita a primeira mulher a governar o Brasil.Conceição Tavares nasceu num povoado, no interior de Portugal, perto de Anádia, na região de Aveiro. Filha de mãe católica e de pai anarquista, em plena ditadura salazarista e ainda marcada pelos fatos da guerra civil espanhola, formou-se em Matemática, na Univesidade de Lisboa, em 1953, e logo em seguida, aos 23 anos de idade, embarcou com destino ao Brasil.

Aqui chegando, encontrou o país em efervescência política e meses depois levou um grande susto, como diz ela, quando soube do suicídio de Getúlio Vargas. O episódio lhe causou um forte impacto quando viu a multidão encher as ruas do Rio de Janeiro no enterro de Vargas. Nos anos 50, ambientada no meio intelectual e político do Rio de Janeiro, Conceição Tavares viveu o momento de otimismo da era JK, a construção de Brasília, embalado pela Bossa Nova e pelo desenvolvimento proporcionado pelo Plano de Metas. Participou das rodas de intelectuais ilustres como Darcy Ribeiro, Mário Pedrosa e Aníbal Pinto, entre outros, dos debates no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e da formação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com cientistas brasileiros. Formou-se em Economia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960, foi aluna e assistente do Professor Otavio Gouveia de Bulhões, um dos mais importantes economistas da época. Trabalhou com Inácio Rangel e com os economistas do recém-criado Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). Em seguida integrou-se à equipe da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), no Rio de Janeiro, onde conviveu com Celso Furtado e Raul Prebish, de quem se tornou amiga por toda a vida.

Considerada estruturalista, keynesiana e marxista, Conceição Tavares começou a publicar, no início dos anos 60, artigos clássicos e livros inovadores do pensamento desenvolvimentista. Enfrentou o debate com outras correntes econômicas ao longo das décadas de 70, 80 e 90, sempre de forma apaixonada, e construiu um pensamento econômico original, que serviu de base para a formação de gerações de economistas.Conceição Tavares foi professora da UFRJ, da FGV-RJ, da CEPAL, da Universidade do Chile, da Universidade Nacional do México, e da Universidade de Campinas, onde conseguiu consolidar a formação da sua escola de economia. Depois do golpe militar, em 1964, viveu no Chile, no México e na França, antes de voltar ao Rio de Janeiro e ser presa, em 1974. No Chile, fez parte da equipe econômica do governo de Salvador Allende. De volta ao Brasil, integrou-se ao movimento pela redemocratização, no PMDB. Décadas depois ingressou no Partido dos Trabalhadores, a convite de Lula, e foi eleita deputada federal, pelo Rio de Janeiro, em 1994.

No Congresso Nacional, a atuação de Conceição Tavares foi fundamental nos debates das reformas propostas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Ela dizia que a contribuição que poderia dar naquele momento era como acadêmica, na área econômica e na questão da função do Estado. Parlamentares de partidos de oposição se reuniam em plenários lotados para ouvir a Professora e compartilhar suas análises e seus valiosos conhecimentos. Desde o momento que se filiou ao Partido dos Trabalhadores, Conceição Tavares passou a participar dos debates internos e conseguiu agregar ao espectro ideológico do PT suas ideias para um programa de desenvolvimento do Brasil. Suas ideias somadas às de intelectuais petistas ajudaram não só a eleger o presidente Lula, em 2002, mas a tirar o país da crise e a consolidar um projeto de crescimento sustentável com distribuição de renda, que resultou na reeleição de Lula, em 2006, e à eleição de sua ex-aluna, Dilma Rousseff, à presidência da República. Conceição Tavares esteve sempre presente nas discussões do governo na área econômica e teve ao lado do presidente Lula durante os seus mandatos, a quem ela tem profunda admiração e considera o maior gênio político da história do Brasil.

Ao completar 80 anos, gostaria de prestar homenagem à professora Maria da Conceição Tavares, essa torcedora fanática do Vasco da Gama e da Mangueira, pela inestimável contribuição prestada ao Brasil com o seu pensamento econômico de tamanha riqueza, pela sua contribuição política, que nos ajuda a superar nossos problemas, pela sua solidariedade e pelo seu amor ao povo brasileiro.

Deputado federal Pepe Vargas
Presidente da Comissão de Finanças e Tributação