terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Economia Solidária no Brasil

A Economia Solidária resgata as lutas históricas dos trabalhadores que tiveram origem no início do século XIX, sob a forma de cooperativismo, como uma das formas de resistência contra o avanço destruidor do capitalismo industrial. No Brasil, ela ressurge no final do Século XX como resposta dos trabalhadores às novas formas de exclusão e exploração do trabalho. No Brasil, a Economia Solidária se expandiu a partir de entidades que apoiavam iniciativas associativas comunitárias e pela constituição e articulação de cooperativas populares, redes de produção e comercialização, feiras de cooperativismo e economia solidária, entre outras.
Atualmente, a Economia Solidária tem se articulado em vários fóruns locais e regionais, resultando na criação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Hoje, além do Fórum Brasileiro, existem 27 fóruns estaduais com milhares de participantes (empreendimentos, entidades de apoio e rede de gestores públicos de Economia Solidária) em todo o território brasileiro. Foram fortalecidas ligas e associações de empreendimentos econômicos solidários e foram criadas novas organizações de representação nacional. A economia solidária também vem recebendo nos últimos anos, crescente apoio de governos municipais e estaduais. O número de programas de Economia Solidária tem aumentado, com destaque para os bancos do povo, empreendedorismo popular solidário, capacitação, centros populares de comercialização etc.
Fruto do intercâmbio dessas iniciativas, existe hoje um movimento de articulação dos gestores públicos para promover troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas de economia solidária. Em âmbito nacional, em 2003 o Governo Federal criou a Secretaria Nacional de Economia Solidária, que está implementando o programa Economia Solidaria em Desenvolvimento. Sua finalidade é promover o fortalecimento e a divulgação da Economia Solidária com políticas integradas que visam ao desenvolvimento por meio da geração de trabalho e renda com inclusão social.
Assessoria Parlamentar