terça-feira, 27 de outubro de 2009

Governo Lula valorizou o servidor público


Estudo da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento revela que, desde 2003, com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo democratizou as relações de trabalho e realizou concurso público para recompor setores estratégicos como educação, saúde e segurança. Estruturou novos planos de carreiras e de cargos, deu aumento real de salários, valorizou a capacitação, instituiu a avaliação de desempenho profissional e organizou a política de atendimento à saúde da categoria.

A valorização do servidor público está ligada à retomada da função do Estado brasileiro. É inegável que houve qualificação e contratação de servidores, que foram recuperadas e criadas novas carreiras e que aconteceram melhorais salariais. Os avanços ainda não alcançaram todas as categorias do serviço público. Não se corrige o desmonte da máquina pública feita pelos governos anteriores da noite para o dia. No entanto, o importante é que existe uma sinalização clara do governo Lula de continuar esse processo de recuperação do serviço público.
O governo tem enfrentando com sabedoria o ataque da oposição que quer recursos públicos aplicados apenas em investimentos em infraestrutura. Respondemos as críticas dos neoliberais com política de valorização dos servidores públicos, com correção salarial e investimentos, principalmente em carreiras das áreas de educação e segurança pública.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Brasil cria 253 mil empregos formais em setembro

A economia brasileira criou 252.617 empregos com carteira assinada em setembro, já descontados os postos de trabalho fechados no período. Foi o oitavo mês seguido de geração de emprego formal. O número de vagas criadas no mês é o maior desde setembro do ano passado, quando a crise financeira internacional ainda não havia atingido o mercado de trabalho brasileiro. No acumulado do ano, foram criadas 932.651 vagas. O único mês de 2009 em que o emprego formal diminuiu foi janeiro.
Os dados foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e foram levantados pelo sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O crescimento da economia é uma realidade e que mostra que o Brasil está dando certo. Vamos continuar a crescer e, este ano, acredito em um crescimento de 2% da economia. No ano que vem, o País deverá crescer mais de 5%.
A indústria foi o setor que mais contratou no mês de setembro, registrando 123.318 vagas. De acordo com os dados do Caged, de janeiro a setembro, a indústria teve saldo positivo de 62.759 postos de trabalho formais.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Iniciativas para beneficiar trabalhador autônomo

Há três meses o governo Lula deu início a um novo sistema de inclusão produtiva e social que beneficia o trabalhador autônomo, com a oportunidade de legalizar seu negócio de maneira simplificada e barata, através do programa do empreendedor individual. Mas para que os cidadãos e cidadãs possam acessar o programa é preciso divulgá-lo e promovê-lo. Iniciativas como a do município de São Lourenço do Sul, que lançou no dia 05 deste mês, o salão do empreendedor são bem vindas. O espaço, localizado no prédio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, será um canal permanente para desburocratizar a abertura de novas micros e pequenas empresas e formalizar novos pequenos empreendimentos. É deste modo que vamos mudar a realidade de 11 milhões de trabalhadores informais, sem direito à aposentadoria ou a qualquer outro benefício.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Redução dos juros do crédito consignado para aposentados

O governo Lula ontem, dia 01 de outubro, mais uma vez reafirmou o seu compromisso em reduzir as taxas de juros. O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a redução dos percentuais de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas e para cartão de crédito. É uma conquista importante e significa, na prática, uma vantagem para o cidadão que terá mais possibilidade de financiamento e dinheiro no bolso
Para as operações com crédito consignado em empréstimos pessoais, os juros ficam em 2,34% ao mês e, para o cartão de crédito, em 2,36%. Antes os percentuais eram de 2,5% para o empréstimo pessoal e de 2,5% para o cartão de crédito. A portaria que define as novas taxas deve ser publicada nesta quinta no Diário Oficial da União.